segunda-feira, 3 de novembro de 2008

2008.... um ano de ouro

Como este é o primeiro post do meu Blog, acho que o melhor é fazer um apanhado geral de tudo o que aconteceu desde o início de 2008.

Este ano tem sido excepcional para mim; um ano de ouro. Não posso reclamar de jeito nenhum. A Sódoces está a todo o vapor, cheia de clientes felizes e sorridentes se deliciando com as maravilhas preparadas pela minha competentíssima equipe e servida com muito charme pelas “Sódocetes”. Talvez por isso tenhamos sido citados pela revista VEJA como uma das melhores confeitarias da cidade em menos de um ano de vida.

Fui dar aula nos Estados Unidos duas vezes. A primeira em Minneapolis, no Cordon Bleu (somente para profissionais) e depois em Nashville, no campeonato mundial de confeitaria; aliás, que campeonato!! É incrível ver o interesse de todos em nossos ingredientes e sabores. Os mesmos que deixamos de lado por desconhecimento ou por achar que são de 3º mundo.



Sobremesa de doce de abóbora com dendê, jabuticaba e pamonha

Dei aula no 1º Bahia Gourmet. Um evento incrível e super bem preparado e estruturado que aconteceu em Salvador. O mais legal foi ver a cara de surpresa e felicidade dos Baianos, acostumados aos sabores de sua terra, quando apresentei uma farofa caramelada de beiju de tapioca com azeite de Dendê..... espanto geral!!

Ganhei o prêmio da revista GULA de melhor Chef pâtissier de São Paulo e o da revista ÉPOCA de melhor Macaron da cidade.

Falando em macarons, fizemos um festival beneficente, com parte da renda revertida para a APAE-SP, onde criei 20 sabores de macarons; alguns pintados a mão. Os meus preferidos.... sexo n the beach (pêssegos, laranja, groselhas e vodka) e Oiapoque (cupuaçu com rapadura). Agente acha que todo mundo conhece macarons, mas na verdade, mais da metade dos que por lá passaram, não tinham idéia do que era. Bom saber que eles gostaram.


20 sabores de macarons para a diversão de todos

Por último mas não por fim, estive no Rio de Janeiro dando um workshop para os competidores do programa Super Chef da queridíssima Ana Maria Braga. Foi muito bacana passar 5 horas com eles, preparando receitas variadas, desde sobremesas empratadas até o levíssimo bolo Chiffon de cupuaçu que tanto gosto de fazer. No dia seguinte houve uma prova aonde fui jurado e que mostrou a todos o quanto é difícil fazer confeitaria de verdade, em pouco tempo e sob pressão.

Para os que quiserem dar uma olhada nos vídeos, os links estão abaixo
-
-
O ano ainda está longe de acabar e existem tantas coisas que ainda vem por aí, que as vezes penso em me candidatar a clonagem humana para ver se consigo uma mãozinha; lembram do super dínamo?

A confeitaria é maravilhosa e todos vibram com ela. Porém, ainda precisamos fazer as pessoas entenderem que o açúcar não é o mal do mundo e sim a alegria de todos.

Comam mais doces e chocolates..... a vida é muito mais bela com o doce sabor do açúcar.

Abraços a todos e até a próxima.

17 comentários:

Marcia Rosa disse...

Flávio, acompanho seu trabalho há algum tempo e o admiro muito! Outro dia tentei colocar o video da sua aula no meu blog e não consegui. Vc coloca uma frase no final que concordo 100%. Para alguns, a confeitaria é uma ciência exata, para nós a receita é o de menos..."trabalhar com a cabeça, coração e mãos"...isto sim, é uma arte! O Marc Le Dantec tbém pensa assim...Fiz metade do curso de confeitaria no Japão há 16 anos atrás...e hoje tenho um restaurante que aos poucos explora mais a confeitaria (minha paixão). Parabéns pelo seu trabalho, bem vindo à blogsfera...vou citar seu blog lá no meu!
Abraços,

Vini disse...

Queridos amigos, dizemos queridos pois não podemos esquecer da Angela.
"2008.... um ano de ouro", nada mais é, que o resultado e a recompensa do empenho que vocês tiveram desde a abertura da Sódoces. Vejam que estão colhendo "OURO", porque só plantaram ouro, isso é o reconhecimento de uma longa carreira de sucesso.
Esperamos que continuem crescendo sempre, que esse seja apenas o começo de uma viagem repleta de realizações.

Beijos, Erika, Victor e Vini.

Obs. Sempre que precisarem lembrem de nós, inclusive para "COBAIAS" de doces.

Simone Izumi disse...

Oi Flavio!
Que ótima novidade o seu blog!!
Adoro os seus macarons e acho a sua lojinha um luxo total!
Meus parabéns pelo trabalho de primeira e sucesso no processo de clonagem!
Um abraço,
Simone

Anônimo disse...

Oi Flávio,
Que ótima surpresa esse blog!
Conheci a Sódoces no Festival de Macarons e já posso dizer que sou um dos "clientes felizes e sorridentes" rsrs
As "Sódocetes" são uma simpatia e a Sódoces é uma perdição. Adoro os macarons, o sorvete de Valrhona... Hummm
Parabéns e sucesso!
Abraço,
Henrique Unno

Flavio Federico disse...

É bom saber que existem pessoas que pensam como eu e se identificam com minha forma de trabalhar e pensar.
Parabéns a todos nós por tentarmos fazer um mundo melhor, mais feliz e mais doce.
Longa vida a confeitaria de verdade!!
Abraços
Flavio Federico

Anônimo disse...

Olá Sr. Flávio Frederico, parabéns pelo blog, gostei muito, envie receitas!!!

Abraço.

valdir disse...

Flá, adorei seu blog e os videos e você sabe que eu e o Edson estamos sempre torcendo por você e pela Angela, e temos a certeza que esse sucesso é só o começo e é fruto de muito trabalho, profissionalismo e dedicação. Acompanho sua jornada não é de hoje e peço a Deus que sempre se saiam bem em todos os seus projetos pois são merecedores. Amo vocês. Beijao.

Valdir Longhitano

Anônimo disse...

Acompanho teu trabalho a anos e acessava quase que diariamente teu site aguardando a reformulação... finalmente!!! Rsrs, mas valeu a pena esperar...ficou show!!!

Sou de Porto Alegre e tive poucas oportunidades de passear em São Paulo. Apenas no último mês tive a imensa satisfação em conhecer a Sódoces. Numa sentada acabei com o Bolo brigadeiro, o Oiapoque e o Ilhés, além de trazer pra casa todos os tipos de macarons...

A indigestão foi grande, mas o prazer foi imenso, hahaha.

Valeu muito...parabéns Flávio, até a próxima.

Cássio Cevallos

Andrea Gatti- doces disse...

Olá Flavio,
nossa, adorei essa sua postagem, ja tinha visto seu blog mas nao tinha lido, achei simplesmente incrivel e com certeza concordo com suas colocações e sou sua "seguidora"...realmente sua loja é linda e com produtos de qualidade e muito gostosos. PARABENS MESMO..
qto ao seu clone, saiba que fico muito feliz em saber que esta aberto e isso, mesmo pq já me canditado e te ajudar e fazer ainda mais realizações...meu CV já esta na sua empresa, nem sabia disso, mas já enviei faz 3 semanas..
boa sorte e um 2009 ainda mais repleto de gostosuras!
Andrea

Luis Nicolette disse...

Fala Flávio!!!!
Eu e a Maria Fernanda ficamos muito felizes com a visita de vcs aqui no nosso restaurante!
Muito legal seu blog está de parabéns mesmo! E digo de verdade, não só por acompanhar seu trabalho há um certo tempo, mas agora que o conheço um pouco melhor como pessoa e suas idéias, percebe-se que é no mínimo justiça!
Eu e a nanda vamos conseguir um horário para nos empanturrarmos de doces na Sódoces! Vamos ver e o doutor André sai do regime dele e nos guia!!!
Abração! Muito mais sucesso ainda!

PS: Cara eu sei que é bem dificil, mas aquela idéia é séria mesmo! Conto com o teu apoio!

Flavio Federico disse...

Obrigado Luis e Maria Fernanda pelo comentário e elogios. Não é fácil, em um país como o Brasil poder falar o que se pensa sem ser interpretado da forma errada.

Parabéns a vocês pelo excelente trabalho e qualidade do restaurante.

Quando der voltaremos para bater papo e nos deliciar.

abs

oficina de guloseimas disse...

oi Flavio, bom nem preciso dizer que adoro suas receitas e te acho super simpatico, sou do Pr e adoro macarons, é o seguinte não sei o que deu errado mas não consigo fazer com que meu macaron fique assim igual o seu, fiz a receita direitinho umas 3vezes e ele fica meio fosco não fica brilhante como o seu, o que sera que faço errado pode me dar umas dicas?
obrigada desde ja e sucesso
Vanessa, Ribeirão Claro

Flavio Federico disse...

Bom dia Vanessa. Obrigado pelos seus comentários.

Realmente não é tão fácil quanto parece e precisa de muito treino e paciência para que o macaron saia do jeito que você quer.

Caso queira, você pode se inscrever em algum dos meus cursos de macarons. Todas as dicas e macetes são dados nas aulas.

Boa sorte e sucesso.

Unknown disse...

Silvia Fonseca,

Estou amando suas aulas de chocolate no programa da Ana Maria Braga,beijos

Unknown disse...

Oi Flavio gostaria de saber se você fará algum curso de macarron no início de junho/2011 no Rio de Janeiro!
Obrigada

Chris Art Cakes disse...

Oi Flavio, amei a receita de bolo Chiffon mas tenho um problema moro em BCN e nao consiguo encontrar o Oleo de Canola e cremor de tartaro es possivel substituir?Obrigada.Christine

Flavio Federico disse...

Olá Christine; tudo bem?
Vc pode substituir o óleo de Canola por girasol ou milho sem problemas.
O cremor de tartaro é importante para a leveza do bolo. Se vc retirar vai conseguir fazer, mas vai ficar um pouco mais pesado.
boa sorte e sucesso